• O Bioanálise está trazendo de forma prática e fácil as principais dúvidas geradas na hora de fazer a coleta de uma amostra para realização de exames laboratoriais. Então aproveite para ficar por dentro do assunto com as dicas que o nosso laboratório traz para você.

    O que fazer antes da coleta de sangue?

    Muito dos exames realizados no Bioanálise exige um período mínimo de jejum entre oito e doze horas. Aconselhamos que a coleta seja feita pela manhã e não exceda o intervalo máximo de quatorze horas sem alimentação.

    No jantar, do dia anterior ao da coleta, procure evitar frituras e outros alimentos gordurosos.

    O que devo fazer durante o período de jejum?

    Existem várias dúvidas quanto ao que se pode usar ou ingerir durante o período de jejum. Alimentos que contenham algum açúcar podem alterar a glicemia mesmo sendo apenas um café pequeno. Em relação a água, a sua ingestão não causa nenhum problema, mas existem casos em que grande quantidade pode causar diluição da urina. 

    Os medicamentos também poderão ser tomados normalmente, no entanto, sempre devem ser informados na hora de fazer a solicitação dos exames.

    Existem exames que não necessitam de jejum?

    Sim! Exames como hemograma, o teste rápido de gravidez BHCG, sumário de urina, parasitológico de fezes, teste do pezinho, biopsias e exames de DNA incluindo testes de paternidade, são dispensáveis de jejum. 

    Como devo fazer a coleta para o sumário de urina?

    Logo pela manhã, realizar primeiramente a higiene íntima dos genitais externos cuidadosamente com água e sabão. A amostra deverá ser a primeira urina do dia. Neste caso, o jato inicial deverá ser desprezado, sendo colhido apenas o jato médio. 

    Dica: para coletar o jato médio basta apenas contar de 2 a 3 segundo logo após começar a urinar e colher a amostra de urina após este período. Lembrando: A micção não deverá ser interrompida para a coleta do material. O Bioanálise fornece um frasquinho estéril para sua coleta e este não precisa vir completamente cheio, 25 mL de urina já é o suficiente para realizar o exame.

    A amostra deverá ser levada ao laboratório em até 1 hora após a coleta. Caso você não possa traze-la neste período, não tem problema, a amostra também poderá ser acondicionada na geladeira contanto que não exceda o tempo de 4 horas até que ela seja levada ao laboratório.

    Como devo coletar a amostra para o parasitológico de fezes?

    O Laboratório Bioanálise também fornece um recipiente específico para a coleta de fezes. 
    Dica: para facilitar a coleta você poderá evacuar em papel toalha ou em outro tipo de papel que não esteja sujo ou contaminado. Isto facilitará o processo de separação da amostra. Então com a pazinha que acompanha o frasco, separe uma porção das fezes. Lembrando de não colocar fezes em excesso e vedar bem o recipiente de coleta.

    Caso a amostra seja colhida a noite, guardar na geladeira e levar ao laboratório logo pela manhã. Se a amostra for colhida durante o dia, entregar até as 16:00 horas do mesmo dia. 

    Qual procedimento seguir para realizar o exame de PSA?

    Para a realização do exame o paciente precisa estar de jejum de no mínimo 3 horas. 
    O paciente não poderá ter ejaculado, realizado exercícios em bicicleta, seja ela ergométrica ou não e cavalgado nas ultimas 48 horas. 

    Também não poderá:

    1. Ter utilizado supositório, recebido sonda uretral ou feito o exame do toque retal nas últimas 72 horas;
    2. Ter realizado cistoscopia (ureteroscopia) nos últimos 5 dias;
    3. Ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos 7 dias
    4. Ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias
    5. Ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias
    6. Ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias

    No caso de homens que tenham realizado prostatectomia total (retirada da próstata), este preparo não é necessário, sendo levado em conta apenas o jejum de no mínimo 3 horas.